Dependente pode manter o plano de saúde após a morte do titular?

Com o falecimento do titular do plano de saúde algumas situações negativas podem ocorrer com os seus dependentes: a mais comum é o cancelamento da cobertura por parte da seguradora. Tal prática é ilegal e abusiva, uma vez que a Lei 9656/98, em seu art. 30, § 3ª, preconiza que o direito de permanência dos dependentes do falecido deve ser coberto pelo plano.

“Art. 30.  Ao consumidor que contribuir para produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, em decorrência de vínculo empregatício, no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho sem justa causa, é assegurado o direito de manter sua condição de beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma o seu pagamento integral.

§ 3o Em caso de morte do titular, o direito de permanência é assegurado aos dependentes cobertos pelo plano ou seguro privado coletivo de assistência à saúde, nos termos do disposto neste artigo.”

 

Não deixando de mencionar que em alguns casos a seguradora, supostamente, mantém a cobertura, porém, aumenta o valor das mensalidades e cria um novo plano, ou seja, cancela o plano de saúde do titular falecido e inicia um do zero, o impondo aos dependentes do antigo titular.

A referida conduta pode acarretar graves prejuízos aos usuários, uma vez que esses passam a ter carência para a utilização de certos serviços. Para uma assegurada de, por exemplo, 70 (setenta) anos que possuía um plano de saúde há mais de uma década, ser compelida a iniciar um novo plano é inconcebível e injusto.

Ainda, existem contratos que possuem uma cláusula contratual de “remissão por morte do titular”, que consiste num prazo concedido aos dependentes do falecido, ou seja, após a morte do titular, fica resguardado aos seus dependentes o direito de usufruir do plano por um determinado período, sem que lhes sejam cobrados qualquer valor. O período de remissão costuma ser de 3 (três) e 5 (cinco) anos.

A remissão é uma forma de não deixar desamparado aquele que dependia do titular que faleceu, a fim de assegurar a prestação de serviços de saúde.

Findo esse período, os dependentes normalmente têm o contrato unilateralmente cancelado pela operadora e têm que firmar um novo instrumento, nos termos das condições vigentes. Contudo, vale ressaltar que o cancelamento automático do contrato não é permitido.

Assim, diante dessa prática ilegal, abusiva e reiterada dos planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a Súmula normativa número 13, que proíbe a rescisão unilateral do contrato pelo plano de saúde após decorrido o prazo de remissão.

Súmula 13 – O término da remissão não extingue o contrato de plano familiar, sendo assegurado aos dependentes já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes, para os contratos firmados a qualquer tempo.

Dessa forma, após o término da remissão, os dependentes assumem o pagamento das mensalidades nas mesmas condições anteriores, sendo que um deles passará a ser o novo titular, mantendo o contrato a exata forma que possuía antes do falecimento do titular originário.

Caso referido direito não seja respeitado, os dependentes deverão recorrer ao poder Judiciário.

 

 

 

Deixar Um Comentário

Iniciar chat
Iniciar chat
Olá 👋
Podemos te ajudar?